Por que o estoque de groupon caiu 43% em 2018


Por que o estoque de Groupon caiu 43% em 2017


Groupon registou um sólido crescimento das vendas este ano, mas uma contínua falta de rentabilidade fez com que os investidores fugissem.


6 de outubro de 2017 às 16:08


Groupon (NASDAQ: GRPN) teve um ano difícil, para dizer o mínimo. A ação perdeu quase metade de seu valor, o que certamente frustrou seus investidores. O culpado principal para tal desempenho terrível é que Groupon não foi capaz de gerar lucros consistentemente por um longo tempo. O que pode vir como uma surpresa para os investidores é que Groupon realmente cresceu as vendas em altas taxas, mesmo quando seu estoque caiu.


A Groupon ainda está investindo agressivamente em novas categorias e mercados estrangeiros para continuar alimentando o crescimento de primeira linha. Embora essas iniciativas tenham sido bem-sucedidas na geração de forte crescimento das vendas, os investidores estão obviamente perdendo a paciência de que a empresa não consegue produzir lucros consistentemente. Aqui está o que a Groupon esteve até este ano, e por que seu estoque desmoronou em 2017.


Estes investimentos conduzirão o crescimento da Groupon


A Groupon comprou a Ticket Monster no ano passado por US $ 260 milhões em dinheiro e ações para expandir para a Coréia. Na época, o acordo era para servir como uma pedra angular para os planos de Groupon para a Ásia mais amplamente. Além disso, a Groupon adquiriu o Ideeli, um site de moda para mulheres baseado nos Estados Unidos. Isso foi parte da expansão da Groupon para a categoria de mercadorias.


Ambas as aquisições têm funcionado, no sentido de que eles estão impulsionando o enorme crescimento das vendas. Por exemplo, o segmento de resto do mundo da Groupon viu a facturação bruta subir 133% durante o primeiro semestre, graças quase inteiramente ao bilhete Monster.


É verdade que as iniciativas estratégicas da Groupon definitivamente ajudaram a aumentar as vendas da empresa. Groupon produziu US $ 1,5 bilhão em receita total durante os primeiros seis meses de 2017, representando 24% de crescimento ano a ano. Infelizmente, investir de forma agressiva tem causado despesas para subir, e é por isso Groupon ainda não está gerando um lucro. A perda líquida de Groupon por ação mais do que quadruplicou durante o primeiro semestre, de US $ 0,02 por ação para US $ 0,09 por ação.


Veja o que não está ajudando a rentabilidade do Groupon


Os lucros da Groupon também não estão sendo ajudados pela prática da empresa de distribuir remuneração baseada em ações lucrativa. Escavar nos relatórios financeiros de Groupon revela uma tendência perturbadora durante os últimos anos. A Groupon registrou US $ 93 milhões em comissões de compensação baseadas em ações em 2017. A compensação de ações saltou 11% em 2017 e 17% para US $ 121 milhões no ano passado.


Tudo isso vem diretamente às custas dos acionistas, porque esses prêmios de ações diluíram muito os acionistas existentes. Três anos atrás, Groupon tinha 362 milhões de ações em circulação. No final do trimestre mais recente, esse valor era de 675 milhões.


Deve ser reconhecido que, com as empresas de alto crescimento em seus estágios iniciais de crescimento, os investidores costumam olhar para o outro lado quando as empresas não geram lucros. No entanto, o trade-off é que, mais cedo ou mais tarde, a empresa precisa transformar seu crescimento de vendas em lucros, também. Isso deve teoricamente acontecer uma vez que uma empresa chega a um determinado tamanho. Como uma empresa cresce e desenvolve poder de escala, é suposto ser capaz de acabar com a alta taxa de gastos que impede de gerar lucros no início.


Quando se trata de Groupon, no entanto, que ainda tem que acontecer. É por isso que os investidores estão perdendo a paciência e estão salvando o estoque. Para ter certeza, Groupon está entregando impressionante crescimento das vendas, especialmente em novos mercados. E Groupon tem um balanço forte, com $ 868 bilhões em dinheiro e equivalentes nos livros no final do trimestre mais recente.


Não espere lucros para o futuro previsível


Mais cedo ou mais tarde, Groupon precisa começar a gerar lucros para provar os méritos de seu modelo de negócios para os investidores. Sua prática de conceder compensação exorbitante baseada em ações para os funcionários certamente não está ajudando. Seus investimentos agressivos em novos produtos ainda pesam sobre lucros, e Groupon não tem planos de mudar isso.


Após a liberação dos lucros, a Groupon afirmou que "embora a empresa tenha a oportunidade de reduzir os gastos com marketing durante o restante do ano para alcançar um objetivo maior, considerando retornos recentes sobre esses investimentos, acredita que é importante manter flexibilidade para investimentos em longo prazo - term crescimento. "


A linha de fundo é que os investidores terão de se contentar com forte crescimento de receita, elevado investimento e pouco ou nenhum lucro, pelo menos no futuro previsível.


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